Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-8953
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

MICOBACTERIOSES ATÍPICAS

29 de julho, 2020

As Micobacterioses atípicas, também conhecidas como Micobacterioses Não Tuberculosas (MNTs) ou ambientas, são aquelas causadas por outras espécies de micobactérias que NÃO o complexo Mycobaterium tuberculosis (M. tuberculosis e M. bovis) e o Mycobacterium leprae.

As MNTs são um grupo heterogêneo de Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR) e correspondem a 10% das micobacterioses. São ubíquas (onipresentes; que podem ser encontradas em todos os lugares), amplamente distribuídas na natureza, sendo encontrados principalmente na água de reservatórios naturais (mananciais, lagoas, mares), de torneira, de piscinas e de destilada (utilizada em diálise e soluções cirúrgicas); no solo, em pedras, em aerossóis, em vegetais, em protozoários e em muitas espécies animais.

Mais de 170 espécies de MNTs já foram identificadas, a maioria incriminada em infecções de pele e tecidos moles. Não há evidência de transmissão animal/humana ou humana/ humana. Assim, as fontes ambientais, como inoculação por meio de traumas e inalação de aerossóis e instrumentos contaminados são as formas mais importantes da sua transmissão (cirurgia plástica, oftalmológica, acupuntura, estética e unidade de vacinação).

A maioria das MNTs é capaz de multiplicar-se mesmo em condições de escassez nutricional, temperaturas extremas e pH baixo. Além disso, algumas espécies mostram-se resistentes ao glutaraldeido e aos processos de cloração utilizados para o tratamento de água de piscinas ou para o consumo humano e, ainda, possuem a capacidade de formar biofilme como um mecanismo de sobrevivência, características que favorecem o desenvolvimento de infecção.

Podem causar infecção em imunocompetentes, em que, no geral, surgem após um trauma localizado, e em imunodeprimidos (transplantados e HIV). Nos dias atuais, o uso de imunobiológicos pode favorecer o indivíduo a desenvolver MNTs.

Enviar um Whatsapp
1
Quer falar com uma consultora?
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by